Estampa gobelin/ponto de cruz

4 de setembro de 2013



Ainda mantendo o estilo barroco, a estampa gobelin(tapeçaria) já foi aposta das marcas Balmain, Dolce & Gabbana e a pouco da fast fashion Renner. O gobelin, assim como o ponto de cruz, são trabalhos manuais feitos pelo cruzamento de linhas, sendo o primeiro uma prática da tapeçaria, e o segundo para coisas mais delicadas como toalhas, paninhos e etc. Pois bem, as duas técnicas de bordados caíram na estamparia de algumas marcas e viraram hit! Para quem já acha a estampa bem colorida(para não dizer agoniada rss), a melhor opção é escolher com o fundo branco, assim como fez Emma Stone, apostando no vestido Dolce&Gabbana. 



CURIOSIDADES
"O ponto de cruz começou na Idade Média, espalhou-se na Europa e Estados Unidos, principalmente na Inglaterra, onde foram encontrados os primeiros trabalhos, em meados de 1800. Naquele tempo, o ponto cruz era para as mulheres a única escola que lhes permitiu aprender junto a técnica dessa delicada arte: Letras do alfabeto, borboletas, flores, casas, bordas floridas e as famosas amostras (samplers-na língua Inglesa)." (Geocities)

"A origem da manufatura dos gobelins data do século XV na França e sempre foi considerado uma prática de tapeçaria associada ao luxo e à realeza no mundo inteiro. Foi primeiramente a realeza francesa que incentivou a produção de tais tapeçarias, afim de desenvolver suas relações comerciais, retratar obras de arte e cenas da sociedade aristocrática." (Conceição Spinola)

XoXo

0 comentários:

Postar um comentário