Estampa de azulejo/porcelana

22 de julho de 2013



A estampa que promete no verão 2014 foi inspirada tanto nos azulejos portugueses como nas porcelanas chinesas. A releitura de paisagens, arabescos e florais, estampados na cor azul cobalto no branco, deram feminilidade e romantismos nas passarelas, primeiramente por Valentino e Roberto Cavalli. Logo, as marcas nacionais Têca e Blue Man também apostaram na proposta dessa estampa tão linda e sofisticada. A estampa é demais e o que mais me inspirou para a criação desse post foi esse vestido baphônico da Têca! Mas para a alegria de todos, encontrei várias peças bem acessíveis.





CURIOSIDADE

"As mais antigas peças de azulejos conhecidas, datam de cinco mil anos a.C. e foram encontradas em escavações no Egipto. Sabe-se também que os assírios e babilónios usavam revestimentos semelhantes. Mas foram os árabes que levaram a arte para a Espanha e de lá se difundiu por toda a Europa." (Ana Sofia e Andreia). "No ano de 1948 o rei de Portugal D. Manuel I, viaja a Espanha e fica deslumbrado com a exuberância dos interiores mouriscos, com a sua proliferação cromática nos revestimentos parietais complexos. É com o seu desejo de edificar a sua residência à semelhança dos edifícios visitados em Saragoça, Toledoe Sevilha que o azulejo hispano-mourisco faz a sua primeira aparição em Portugal."(Wikipédia)

"Os primeiros registros da origem da porcelana foram feitos na China, entre os séculos VI e VII, e acredita-se que surgiu por acaso, quando o forno de cerâmica ultrapassou a temperatura habitual, resultando numa peça branca, dura e translucida.

ALIANÇA CENTER
www.aliancacenter.com.br
@aliancacenter
(84) 3217-4013

XoXo

2 comentários: